Alexandre Braz
Gabriel Andrezo
Tiago Pereira
Publicada em 31/07/2012 às 07:06
Rio de Janeiro (RJ)
Com a lesão do volante Lucas Zen, que vai ficar afastado dos campos até o fim do ano, o Botafogo precisou recorrer rapidamente ao mercado da bola e em três dias encaminhou o empréstimo do volante Amaral, do Cruzeiro. O jogador, de 28 anos, pode acertar com o Glorioso ao longo desta terça-feira.
O vínculo com o Glorioso seria até o fim da atual temporada e o clube de General Severiano pagaria integralmente o salário do atleta, que é reserva na Raposa e fez seis jogos no Brasileirão, número limite para transações entre clubes na Série A. O nome do possível reforço foi indicado pelo treinador alvinegro, Oswaldo de Oliveira.
As diretorias de Botafogo e Cruzeiro ficaram em constante diálogo nos últimos dias e caminham para fechar a negociação sem dificuldades. Por parte do jogador, há grande desejo em defender o Glorioso.
Inclusive, Amaral já tinha ida para o Náutico apalavrada no fim da última semana e a diretoria do clube pernambucano chegou a dar como certo o reforço por empréstimo, mas o volante recuou assim que recebeu a proposta para jogar pelo Botafogo.
A busca por um primeiro volante estava em segundo plano desde que o argentino Claudio Yacob, plano A do Botafogo, acertou na semana passada com o West Bromwich, da Inglaterra. Porém, com Lucas Zen fora de combate, Amaral ficou próximo e já está no Rio de Janeiro à espera da definição para assinar contrato.
– A negociação está sendo conduzida diretamente pelos clubes e podemos ter uma definição do caso rapidamente – disse o empresário do jogador, Fábio Mello, ao LANCENET!.
OBSERVADO NO FUTEBOL JAPONÊS
Assim como outras indicações do técnico Oswaldo de Oliveira, o volante Amaral foi outro a ter sido observado pelo técnico durante sua longa estada no futebol do Japão. O treinador comandou o Kashima Antlers e foi adversário do meio-campista no Oriente durante a temporada de 2010.
Amaral atuou no país pelo Cerezo Osaka, há dois anos, após ter conquistado o título brasileiro da Série B pelo Vasco. Na equipe japonesa, o volante teve boas atuações e foi titular, com 32 jogos e cinco gols marcados na J-League (liga nacional do Japão).
Naquele ano, o Cerezo conquistou sua melhor posição na História em ligas nacionais, o terceiro lugar. Na ocasião, o volante foi destaque e esteve cercado por brasileiros: teve a companhia do atacante Adriano – que foi seu colega no Vasco, em 2009 – e do técnico Levir Culpi.
Assim, Amaral se junta a uma extensa lista de jogadores indicados ao Botafogo por Oswaldo de Oliveira e que se destacaram no futebol japonês, como os meias Fellype Gabriel, Vitor Júnior e o atacante Rafael Marques.
VOLANTE JÁ TEM GOL PELO BOTAFOGO
Mesmo sem ter sequer assinado contrato com o Botafogo, Amaral já marcou pelo Alvinegro nesta temporada. Pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, ele fez um gol contra enquanto defendia o Cruzeiro, na partida diante do Glorioso.
O volante, que começou jogando pela Raposa, em 7 de junho, desviou de cabeça um escanteio de Vitor Júnior e mandou a bola à própria rede, ainda no primeiro tempo. Porém, Amaral permaneceu em campo ao longo de todo jogo e viu sua equipe virar a partida em pleno Engenhão, derrotando o Alvinegro por 3 a 2.
De fato, o Rio de Janeiro não é um lugar estranho a Amaral. Por quase cinco anos, ele pertenceu ao Vasco, clube por onde foi titular na maior parte de sua passagem. Ele chegou a ser emprestado ao Grêmio em 2008, mas manteve longas sequências atuando em São Januário e levantou o troféu de campeão da Série B do Brasileiro, em 2009.
- Como está o setor:
Marcelo Mattos
Com dores no púbis, não joga há quase três meses e não tem previsão de retorno.
Lucas Zen
Teve boa sequência, mas sofreu grave lesão no joelho e só deve voltar em 2013.
Jadson
Nome da vez para a posição, é o titular de momento. Jovem, tem o aval de Oswaldo.
Gabriel
Com poucas chances no time de cima, o garoto deve seguir como opção de banco.
- Com a palavra:
Bernardo Cruz
Editor do LANCE! Minas
"Ainda não convenceu nos grandes clubes"
Amaral é aquele típico reforço que chega para compor elenco. A torcida do Botafogo não deve criar grandes expectativas caso o jogador acerte.
O volante nunca foi uma unanimidade no Vasco, muito menos no Cruzeiro, os dois clubes grandes que defendeu na carreira. Aliás, Amaral nunca conseguiu ter uma sequência grande de jogos no time titular da Raposa.
Sua principal característica é a marcação forte e as cobranças de longa distância. Mesmo assim, o aproveitamento não é animador.