terça-feira, 25 de setembro de 2012

Com tempo para descansar, Seedorf é garantia de gols

Aos 36 anos, Seedorf ainda está em fase de adaptação ao futebol brasileiro e seu calendário. Por isso, os intervalos maiores entre um jogo e outro têm favorecido o seu desempenho. Foi assim no domingo, no empate por 2 a 2 com o Corinthians, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, quando marcou os dois gols (veja o vídeo) e teve grande atuação, ficando em campo os 90 minutos.

Em 64 dias no futebol brasileiro, Seedorf disputou 14 jogos pelo Botafogo, com uma média de um a cada 4,57 dias, tendo começado apenas um no banco de reservas (1 a 1 com a Portuguesa, no Canindé). Em toda a temporada 2011/2012 com o Milan, ele entrou em campo 30 vezes, sendo 18 como titular.

Desde o dia 22 de julho, quando fez sua estreia na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, Seedorf fez sete gols. Em apenas um deles não teve um intervalo maior para treinar (na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, no Engenhão).

Nos outros quatro jogos em que fez gol, Seedorf sempre teve um período maior de descanso. Antes de marcar pela primeira vez com a camisa do Botafogo, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, foi poupado do jogo anterior (derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, na Arena Barueri, pela Copa Sul-Americana).

Dos sete gols que marcou pelo Botafogo, em apenas um caso Seedorf não vinha de um período maior de treinos: contra o Palmeiras, pela Sul-Americana

Depois, voltou a marcar na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, no Engenhão. Mais uma vez, teve um descanso maior, pois havia atuado em apenas metade do segundo tempo do empate em 1 a 1 com a Portuguesa. Na ocasião, inclusive, fez uma atividade complementar depois do jogo ainda no gramado do Canindé.

Com dores na coxa direita, Seedorf ficou fora do jogo contra o Coritiba, no dia 2. No confronto seguinte, fez dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Agora, repetiu a dose contra o Corinthians depois de desfalcar o Botafogo contra Internacional e Ponte Preta, completando duas semanas de treinamento sem jogos.

Para as duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, Seedorf voltará a ter uma semana de intervalo entre um jogo e outro. Os confrontos serão contra Bahia, domingo, em Salvador, e Fluminense, dia 6 de outubro, no Engenhão. Bom sinal para o Botafogo.