O Corujão do Esporte dessa semana está arretado, com quatro convidados da região Nordeste. O maranhense Elkeson, atacante do Botafogo, virá ao estúdio para participar do programa. Junto com ele duas atletas nordestinas de muito destaque. Yane Marques, pernambucana que conquistou o bronze no Pentatlo Moderno em Londres-2012; e Isabela Souza, cearense que se sagrou recentemente bicampeã mundial de bodyboard. O toque musical ficará por conta da guitarra mágica do baiano Pepeu Gomes.
Na pauta do programa deste sábado, uma reportagem bem legal em que Flávio Canto mostra, junto com a pentatleta Yane Marques, como são os cinco esportes que formam o Pentatlo Moderno. Os destaques da semana na Copa Sul-Americana e no Brasileirão, além de detalhes da recente conquista da bodyboarder Isabela Souza.
O maranhense Elkeson comemorando mais um de seus gols (Foto: Wagner Carmo / Agência Estado)
Maranhense de Coelho Neto, Elkeson tem 23 anos e começou a jogar no Vitória com apenas 14. Fez seu início de carreira nas divisões de base do rubro-negro, onde jogou como meio-campista sempre marcando gols em chutes de fora da área, lá chegou ao profissional marcando 18 gols em 99 partidas pelo clube baiano. Em 2011 transferiu-se para o Botafogo, onde começou a jogar como centroavante, mostrando talento e marcando gols, já são 33 marcados em 41 partidas pelo alvinegro carioca.
A pernambucana Yane Marques nasceu no interior do estado na pequena cidade de Afogado das Ingazeiras, Yane se mudou para Recife onde começou a praticar natação bem cedo, aos 11 anos no Náutico. Em 2003 ela participou de uma competição de biatlo e foi bem. Acabou sendo convidada pelo fundador da Federação de Pentatlo do Recife, Alexandre França, a praticar o Pentatlo Moderno.
Desembarque de Yane Marques no Recife depois de conquistar o bronze (Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
- Eu não tinha a menor idéia do que era. Nunca havia atirado e muito menos jogado esgrima. Quando fui apresentada à modalidade, achei interessante e desafiadora. Topei de cara - explica a pentatleta.
França virou seu treinador e Yane despontou para o sucesso na modalidade. É a atleta número 1 do ranking nacional e a segunda no ranking mundial. Heptacampeã Brasileira e Hexacampeã Sul-Americana, Yane tem no currículo o ouro no Pan do Rio em 2007, prata no Pan de Guadalajara, em 2011, e recentemente fez história conquistando o Bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, se tornando a primeira brasileira medalhista olímpica no Pentatlo Moderno.
Isabela Sousa quando conquistou seu bicampeonato na Venezuela (Foto: Divulgação)
A cearense Isabela Sousa é a nova estrela num esporte em que as brasileiras sempre brilharam. Bicampeã mundial de Bodyboard, ela segue um caminho trilhado por várias outras brasileiras que se destacaram nas ondas como Stephanie Pettersen, Glenda Kozlowski, Mariana Nogueira, Neymara Carvalho e outras mais. Desde que ganhou sua primeira prancha, com 11 anos, Isabela está pegando altas ondas e somando títulos ao seu currículo, além do bi mundial, ela é também bicampeã brasileira e tricampeã latino-americana.
Guitarrista virtuoso, Pepeu Gomes é também um cantor e compositor de sucesso. Começou na adolescência tocando violão, guitarra e bandolim. Foi guitarrista do grupo Novos Baianos na década de 1970, quando obteve vários sucessos. Na década de 80, fez carreira solo ou em parceria com sua então esposa Baby Consuelo, com um som pop tropical suingado sempre calcado em suas levadas de guitarra características. Nascido Pedro Anibal de Oliveira Gomes em Salvador, Pepeu tem quase 30 anos de carreira e centenas de canções gravadas, entre elas os hits ‘Eu também quero beijar” ,“Um Raio Laser” e “Masculino e Feminino”.