sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Botafogo pode anunciar André Bahia nos próximos dias

A diretoria do Botafogo poderá anunciar nos próximos dias a contratação do zagueiro André Bahia, de 28 anos, que vinha defendendo o Samsunspor, da Turquia. O defensor vem lutando na Fifa para conseguir a liberação do clube turco, alegando problemas de não cumprimento de contrato. A tendência é que a entidade máxima do futebol mundial se posicione até o fim de novembro e cancele o vínculo entre jogador e clube. Quando isso acontecer, zagueiro poderá assinar com o time carioca para a temporada de 2013.

André Bahia foi revelado nas categorias de base do Flamengo, onde jogou entre 2002 e 2004. Em 2003 foi dirigido pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que o indicou para o Botafogo. O treinador conversou diretamente com o presidente Maurício Assumpção, que deu aval ao departamento de futebol para fazer a proposta, em mais um indício de que o comandante deverá ter seu vínculo renovado com o clube por mais uma temporada.

No Flamengo, André Bahia ficou marcado pela participação na goleada de 6 a 2 aplicada sobre o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2004. Com dois gols, o jogador ajudou o Flamengo a escapar matematicamente do rebaixamento.

As boas atuações pelo Flamengo chamaram a atenção dos olheiros do Feyenoord, da Holanda, que no fim de 2004 contratou o jogador. Durante sete anos, André Bahia ficou clube holandês, transferindo-se para a Turquia em 2011.

Na manhã desta quinta-feira, André Bahia esteve na sede de General Severiano para conhecer a estrutura do clube, mas não concedeu entrevistas. O jogador tem evitado o contato da imprensa por conta de seu processo contra o clube turco.

A chegada de André Bahia é uma prova de que o Botafogo deverá dispensar alguns zagueiros para a próxima temporada. Antônio Carlos só vai deixar o clube se tiver uma grande proposta, enquanto os jovens Dória e Matheus Menezes estão com a permanência assegurada. Brinner, emprestado pelo Paraná Clube, deverá ser devolvido, e Fábio Ferreira, negociado.