LANCEPRESS! - 01/12/2012 - 07:16 Rio de Janeiro (RJ)
O sentimento de Flamengo e Botafogo no último jogo do ano é esperança. Principalmente nos jovens que subiram recentemente das divisões de base, ou foram contratados pensando no futuro, e passam a se tornar, aos poucos, uma realidade em ambos. O clássico contará com três meninos de cada lado e também com muita expectativa, já que os clubes não renderam o esperado no ano e o surgimento dessas promessas pode ser um bom indício de dias melhores.
A partida, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada neste sábado, às 19h30, no Engenhão, com transmissão em tempo real do LANCE!Net.
Mattheus, Adryan e Nixon são os jovens que poderão mostrar aos rubro-negros que a frase "craque o Flamengo faz em casa" permanece mais viva que nunca.
– Fizemos uma mudança para que possamos dar uma olhada nesses meninos que estavam pedindo uma oportunidade. Eles estão mais maduros do que em meses atrás e espero que possam nos ajudar mais daqui para frente – disse o técnico Dorival Júnior, ao explicar por que dar chance aos garotos na última rodada do Brasileiro.
No Botafogo a esperança é nos jovens Sassá, Jadson e Lima. O experiente Seedorf revela que dá conselhos a eles, mas também aprende com os garotos:
– Não é só com os garotos (a orientação). E não sou só eu que passo para eles, eles me passam.
NIXON É MAIOR SURPRESA RUBRO-NEGRA
A presença dos três garotos no time principal do Flamengo pode ser encarada como novidade, mas, de longe, o que mais surpreendeu foi a escalação de Nixon.
O atacante virou um xodó do técnico Dorival Júnior, que o buscou nos juniores. Desde então, ele é sempre a primeira opção para entrar no decorrer dos jogos. Porém, esta será a primeira vez que ele vai começar jogando na carreira profissional.
O garoto se destaca pela velocidade e acabou ganhando espaço no time depois da queda de produção de outros atacantes que atuam pelo lado do campo, como Negueba e Thomás. Os dois não vêm sendo sequer relacionados nos últimos jogos.
BRILHANTE NO OPG, SASSÁ REVÊ O FLA
A oportunidade no time titular do Botafogo pode ser novidade para Sassá, porém brilhar contra o Flamengo não. Na última semana, o garoto chamou a atenção na final do Torneio Otávio Pinto Guimarães, contra o Rubro-Negro. Em dois jogos, o camisa 26 fez três gols e por pouco não levou o título para General Severiano.
Além de ter sido importante na decisão, Sassá foi um dos melhores atacantes do OPG, com nove gols. Foi primordial em duelos contra o Fluminense e Vasco, ambos pela segunda fase. Desta maneira, conquistou o clube e é tido como a próxima grande revelação de Marechal Hermes.
Um dos garotos mais queridos por Oswaldo de Oliveira, Sassá ganhou a oportunidade e saiu na frente de atacantes como Rafael Marques e Willian. Ambos estão com o elenco desde o começo do ano e tiveram um número maior de chances.
- Promessas do Fla:
Adryan
É considerado a maior promessa das divisões de base do Flamengo nos últimos anos. Já foi desejado pelo Manchester United e sempre esteve nas listas de convocados para as Seleções de base. Tem contrato com o Fla até abril de 2014. Disputou 23 jogos no profissional nesta temporada.
Mattheus
Ficou famoso antes mesmo de ingressar nos profissionais por ser filho de Bebeto. Aos poucos foi mostrando que tem talento e conseguiu se destacar nas categorias de base do Flamengo. O vínculo com o Rubro-Negro termina em dezembro de 2013. Participou de 11 partidas neste ano.
Nixon
Só passou a ter chance no elenco profissional quando o técnico Dorival Júnior foi contratado. Rapidamente caiu nas graças do comandante e passou a ser a primeira opção para entrar no decorrer dos jogos. O contrato termina no fim de 2014. Nixon participou de cinco partidas neste ano, todas começando no banco.
- Promessas do Bota:
Lima
Mesmo sem ser cria da base alvinegra, o lateral-esquerdo é visto como promessa. O jogador, vindo do Internacional em julho, tem recebido algumas chances, mesmo sendo reserva de Márcio Azevedo. Como titular, jogou três partidas no Brasileiro. O contrato com o clube vai até o fim de 2016.
Jadson
O volante chegou ao time principal pelas mãos de Oswaldo de Oliveira, ainda no Carioca. Oriundo dos juniores, estreou contra o Boavista e, desde então, esteve sempre entre os relacionados. Começou jogando em 25 das 34 partidas que disputou e marcou um gol, contra o Cruzeiro. Tem contrato até 2017.
Sassá
Com apenas 18 anos, é um dos jogadores mais jovens do time principal. Veloz e habilidoso, destacou-se nos juniores em 2011 e 2012, tendo passado a treinar com o elenco profissional a partir deste ano. No time principal, atuou duas vezes neste ano, contra Internacional e Bahia. O vínculo vai até maio de 2015.
- Bate-Bola:
Dorival Júnior
Técnico do Flamengo, em entrevista coletiva no Ninho do Urubu
Com tantos desfalques e garotos no time, como está a confiança para o clássico?
É a mesma, espero que as alterações possam dar certo para estes garotos serem observados.
Como avalia este ano do Fla?
No futebol não queimamos etapas. Eu falei que seria um ano ruim e assim foi, eu não menti para o torcedor. Depois de 15, 20 dias, você já conhece o seu grupo e já sabia que iria ser complicado. Não tiro a minha parcela de culpa. O ano de 2013 poderá ser melhor, desde que aconteçam algumas contratações para dar qualidade a este time. Faço sempre uma análise. E, para mim, o Flamengo sai deste campeonato frustrado por aquilo que não conseguiu. Mas ao mesmo tempo com uma expectativa enorme de que com a inclusão de alguns atletas a equipe vá melhorar.
- Bate-Bola:
Clarence Seedorf
Meia do Botafogo, em entrevista coletiva no Engenhão
Você está há um tempo no Brasil. É como esperava?
Foram cinco meses muito bons, intensos. Agora posso falar do Brasil com mais propriedade, do futebol brasileiro. Foi bom, muito bom ter vindo e feito o que queria.
E o que de melhor se pode tirar destes meses?
A experiência como um todo. A preparação para os jogos, a maneira de treinar, todos os detalhes que se vive. Em cada país é diferente e merece respeito. Felizmente, consegui entrar rapidamente no ritmo e aproveitar da melhor maneira.