Palco das finais da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, o Maracanã começou mais uma etapa importante de sua reforma. Após a conclusão da instalação do gramado, a Secretaria de Obras do Rio de Janeiro iniciou o processo de colocação das estruturas metálicas dos quatro placares eletrônicos de 100 metros quadrados cada um. Eles ainda receberão as placas de LED de alta tecnologia.
Estruturas dos futuros placares do Maracanã começam a ser colocadas (Foto: Érica Ramalho)
Cultivada durante cinco meses em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a grama do Maracanã já está completamente colocada no campo. Rolos de 18 metros de comprimeiro por 1,20 de largura foram levados para o estádio no período da noite entre sábado e terça-feira. Agora, os trabalhos se concentram, principalmente, na cobertura. A Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP), espera concluir metade da lona até o próximo fim de semana.
O futuro Maracanã contará com 231 banheiros, 17 elevadores, 12 escadas rolantes e seis rampas de acesso. O projeto está orçado em R$ 808,4 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal. O estádio terá capacidade para 78.639 pessoas.
De acordo com consórcio responsável pela construção do Maracanã, as reformas já atingiram 87% de conclusão. A data da entrega é dia 27 de abril, quando acontecerá o primeiro evento-teste. O segundo será em 8 de maio. Por último, no dia 2 de junho, Brasil e Inglaterra vão se enfrentar com 80% da capacidade do estádio.