Depois de reunião emergencial na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj) na noite desta terça, o presidente da entidade, Rubens Lopes, anunciou que os dois jogos deste meio de semana do Campeonato Carioca inicialmente marcados para o Engenhão, que foi interditado pela prefeitura por oferecer riscos aos torcedores, serão disputados em São Januário. O Fluminense enfrenta o Macaé nesta quarta, às 19h30m, na Colina. No mesmo local e no mesmo horário, o Botafogo vai encarar o Friburguense, na quinta-feira.
- Tratamos do destino dos jogos do Campeonato Estadual em função da medida emergencial tomada acertadamente pelo prefeito Eduardo Paes. Definimos os jogos de Fluminense e Botafogo, na quarta e na quinta. Chegamos a um consenso de que essas partidas vão ser mantidas em seus horários e datas. O local onde essas partidas serão realizadas será em São Januário, com a cessão do presidente Roberto Dinamite, que entendeu a necessidade de uma solução rápida e imediata.
Rubens Lopes afirmou que a hipótese de adiar os jogos causaria transtorno a todos os envolvidos na competição. Para decidir com urgência o que fazer com a terceira rodada da Taça Rio, o presidente da Ferj se reuniu com presidentes de três dos quatro grandes clubes - Peter Siemsen não compareceu porque estava em reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense, nas Laranjeiras - na sede da entidade depois do encontro com o prefeito Eduardo Paes.
- Os jogos serão amanhã (quarta) e quinta em respeito aos torcedores que já adquiriram ingresso. Tanto Fluminense e Macaé já estão concentrados, e a desmobilização causaria transtorno. Em função disso, resolvemos manter a partida apenas com a mudança de local.
O presidente da Ferj disse que não há qualquer definição sobre a rodada do fim de semana. Em princípio, haveria dois jogos no Engenhão: o clássico entre Vasco e Botafogo, no domingo, e o confronto entre Fluminense e Boavista, no sábado. A entidade tampouco sabe informar onde serão disputadas as semifinais e finais da Taça Rio.
- Isso ainda não foi conversado. Exige uma discussão mais ampla em função do deslocamento, necessidade, segurança... A prioridade eram os jogos de quarta e quinta. Amanhã (quarta), vamos resolver a rodada do fim de semana. E, daí em diante, já com mais tranquilidade e tempo, vamos escolhendo os estádios que vão abrigar os jogos que já estão marcados.
Devolução do valor do ingresso
De acordo com Rubens Lopes, os clubes devolverão o valor dos ingressos àqueles torcedores que já tiverem comprado seus bilhetes para os jogos desta semana no Engenhão, mas não desejarem ir a São Januário.
- Se torcedor não quiser ir a São Januário, eu acho que ele tem o direito de receber seu dinheiro de volta. Os clubes não se incomodarão em devolver o valor dos ingressos. Cada clube deverá estabelecer um plano de ação para atender essa demanda.