O Botafogo está na sexta colocação no Campeonato Brasileiro, com 40 pontos, quatro a menos do que o Vasco, quer seria hoje o último time classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. Com uma série de seis jogos de invencibilidade, o time entra em campo neste domingo para enfrentar o Bahia na tentativa de reduzir essa diferença e mostrar sua capacidade de dar uma arrancada.
Seedorf ainda vai além em sua teoria sobre o Campeonato Brasileiro. Conquistar uma vitória sobre o Bahia, para ele, ganhou ainda mais importância após o empate com o Corinthians, domingo passado, no Engenhão.
- O Corinthians é um grande time, campeão da Libertadores, e conquistamos quatro pontos nos dois jogos em que nos enfrentamos no Brasileiro. Quase 100%. O próximo resultado é importante para valorizar o ponto do último confronto. Vamos fazer isso vencendo o Bahia, acreditando nas coisas importantes lá na frente - disse Seedorf.
Seedorf deixa o treino ao lado de Fábio Ferreira (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Coincidentemente, a apresentação do holandês aos torcedores do Botafogo aconteceu justamente na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, no Engenhão, no primeiro turno. De lá para cá, Seedorf aprendeu a valorizar os resultados conquistados na competição pelo equilíbrio encontrado nos confrontos.
- Meu foco não mudou. Continua sendo ajudar o time a crescer. Falaram que o campeonato era muito equilibrado, e estou vendo que é assim mesmo. Por isso, ainda acreditamos, pois há muitos jogos pela frente. Tudo pode virar muito rapidamente. Todo mundo ganha de todo mundo. É o bom do Brasileiro. Na Europa, não seria a mesma coisa com essa distância de pontos - analisou Seedorf.
Falaram que o campeonato era muito equilibrado, e estou vendo que é assim mesmo. Por isso, ainda acreditamos, pois há muitos jogos pela frente"
Seedorf
Quase três meses depois de sua apresentação, o holandês mantém seu pensamento em relação ao trabalho que deve ser feito no Botafogo. No rendimento em campo, prefere valorizar o trabalho que vem sendo realizado desde o início da temporada com o técnico Oswaldo de Oliveira.
- Não seria justo falar em mudanças desde que cheguei. Muita coisa boa já havia acontecido antes da minha chegada. Estava convencido de que o time tinha potencial para fazer grandes coisas. Todos estão crescendo como pessoas, e essa evolução é clara. Com atitude e entrega em campo, os torcedores precisam entender que há uma base para construir outras coisas. A parte técnica é resultado disso. Podemos dizer hoje que esse é o nosso padrão - explicou Seedorf.
Nesta sexta-feira, o holandês participou do treinamento coletivo no campo anexo do Engenhão. Com isso, está confirmado para o confronto com o Bahia. No dia anterior, ele e outros titulares foram poupados.