Arena Pernambuco foi palco de jogos da Copa
das Confederações (Foto: Chico Feitosa)
Acostumado a jogar fora da cidade do Rio de Janeiro neste Campeonato Brasileiro, já que mandou suas partidas em Macaé até o momento, o Fluminense vai ainda mais longe no retorno à competição após a Copa das Confederações. A Arena Pernambuco será o palco do clássico contra o Botafogo, no próximo dia 7 de julho, pela sexta rodada da competição. A decisão foi do Alvinegro, mandante do duelo.
O diretor de futebol Rodrigo Caetano acredita que já perda técnica ao jogar fora do Rio, mas sabe que a parte financeira pesa com os clubes em crise.
- Não somos os mandantes. Em clássico normalmente existe o acordo entre os clubes. Quando mandantes, preferimos jogar no Rio. Diante de uma crise, muitas vezes se busca a parte financeira em detrimento da parte técnica.
Descontente com a falta de opções no Rio, Rodrigo afirma que o bom retrospecto da equipe como visitante na campanha do título em 2012 não é comum e revela que mais partidas podem ser realizadas fora da capital. O primeiro jogo do Tricolor como mandante na volta ao Brasileirão será contra o Internacional, no dia 13.
- Lamentável é (não ter onde jogar no Rio). Perdemos uma vantagem técnica. Ano passado fomos campeões com um ótimo aproveitamento fora de casa, mas isso é exceção. A Prefeitura de Macaé queria que fizéssemos mais jogos lá. Fomos bem recebidos. É um pouco mais longe, mas dá para fazer uma logística boa.
O volante Edinho reforça o desejo do elenco em jogar em casa, perto da torcida carioca, mas garante que o Fluminense tem seguidores por todo o Brasil.
- A gente queria jogar no Rio, ainda mais sendo um clássico. É uma situação diferente, mas acredito que, pela grandeza do Fluminense, vamos levar torcedores ao estádio. Vai proporcionar aos torcedores de lá acompanharem de perto. Nós vamos entrar em campo e fazer o nosso melhor.
Localizada em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, a Arena Pernambuco tem capacidade para cerca de 46 mil pessoas. Três partidas da Copa das Confederações foram realizadas no estádio: Espanha 2 a 1 Uruguai, Uruguai 8 a 0 Taiti e Itália 4 a 3 Japão.
* Com a colaboração de Thiago Benevenutte, sob a supervisão de Luciano Mello.