LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 09:05 Rio de Janeiro (RJ)
O bom momento atravessado pelos jogadores oriundos das categorias de base no Botafogo tem influência direta do técnico da equipe, Oswaldo de Oliveira. Contando com 17 jogadores "feitos em casa" nos treinamentos do time profissional, o treinador acredita que o trabalho feito com os jovens craques vem sendo positivo.
Recentemente, os volantes Jadson e Gabriel e o zagueiro Dória, nenhum com mais de 20 anos de idade, assumiram vagas de titulares no time principal alvinegro. Oswaldo acredita que a geração é, de fato, muito promissora, e acredita que a integração gradual dos mesmos é importante para que evoluam:
- Temos de olhar o presente sem esquecer o passado, pois já houve craques maravilhosos que não vingaram. Mas os jovens que temos nos passam otimismo. Dar continuidade no que estamos fazendo nos dá muita confiança. Na medida em que você vai inserindo estes jogadores e eles vão se dando bem, é algo muito bom.
Oswaldo também detalhou de que maneira procura lançar os mais jovens no time profissional. Segundo o comandante, a ideia é pinçar os atletas que se destacam na base e dar a eles chances no elenco principal, mas fazê-los voltarem melhores e com mais cancha ao amador, após o "gostinho" do primeiro plantel.
- Sempre que possível, estamos inserindo o maior número de jogadores, inclusive temos feito com eles um trabalho de idas e vindas; vêm, ficam conosco e retornam aos juniores. Isso faz com que se adaptem sem perderem sua origem, as divisões de base, os companheiros de lá. É uma coisa que gosto muito de fazer - afirmou.