domingo, 30 de junho de 2013

Há seis anos, Botafogo vencia Flu na inauguração do Engenhão: 2 a 1

Estádio Engenhão dia 11 de julho de 2007 (Foto: Agência AP)Funcionários trabalham no Engenhão dias antes da
inauguração do estádio (Foto: Agência AP)

Cercado de polêmicas desde antes de sua inauguração, o Estádio Olímpico João Havelange, erguido para o Pan-Americano de 2007, completa seis anos de existência neste dia 30 de junho de 2013. Orçado em R$ 380 milhões - custo que estourou em até seis vezes o previsto inicialmente -, o Engenhão recebeu o clássico vovô em sua primeira partida oficial. O Botafogo, que ainda não era o concessionário do estádio, venceu o Fluminense de virada pelo Campeonato Brasileiro - dois gols de Dodô e um de Alex Dias para os tricolores, o primeiro a balançar as redes no Engenhão.

Interditado após um laudo alemão apontar risco de colapso do teto de estrutura metálica do estádio, o Engenhão começa a receber obras para reforço e manutenção a partir desta segunda-feira. Após confronto, versões e críticas de engenheiros brasileiros, canadenses, ingleses e alemães, a prefeitura decidiu intervir e paralisar o uso do Engenhão, que ainda deve passar por novas intervenções para receber os Jogos Olímpicos de 2016.

emerson fluminense comemoração brasileiro 2010 (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)Sheik comemora Brasileiro de 2010: a primeira volta
olímpica no estádio (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)

Em seis anos de história, o Fluminense foi o time que mais deu volta olímpica no estádio, que pertence ao Botafogo desde setembro de 2010 - em concessão de 20 anos. Foram três títulos: Brasileiro de 2010 (o primeiro título do Engenhão), Carioca de 2011 e Brasileiro de 2012 (quando o Tricolor perdeu para o Vasco por 2 a 1 e, mesmo assim, comemorou o título nacional). Flamengo e Botafogo venceram um Carioca cada (2011 e 2013, respectivamente), enquanto o Vasco é o único dos quatro grandes que não foi campeão ainda no estádio.

No jogo inaugural, Botafogo 2 x 1 Fluminense receberam o maior público da história do estádio. Segundo dados do Botafogo, 40 mil pessoas pagaram para assistir à virada alvinegra, com 43.810 presentes. Relembre os jogadores e mais detalhes da primeira partida do polêmico estádio João Havelange.

Ficha técnica: Botafogo 2 x 1 Fluminense

Data: 30/06/2007 – Horário: 18h10min (de Brasília)

Competição: Campeonato Brasileiro

Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)

Assistentes: Gílson Bento Coutinho (PR) e José Amílson Pontarolo (PR)

Renda e público: R$ 600.000,00 / 40.000 pagantes / 43.810 presentes

Cartões amarelos: Renato Silva, Luciano Almeida e Lucio Flavio (BOT); Arouca, Carlinhos e Carlos Alberto (FLU); Cartões vermelhos: Joílson 38'/2ºT (BOT) e Cícero 29'/2ºT (FLU)
Gols: Alex Dias 27'/1ºT (0-1) e Dodô 6'/2ºT (1-1) e 33'/2ºT (2-1)

BOTAFOGO: Julio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida (Renato Silva); Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lucio Flavio e Ricardinho (André Lima); Zé Roberto e Dodô - Técnico: Cuca.

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Júnior César; Romeu, Arouca (Cícero), Maurício e Carlos Alberto; Alex Dias (Rodrigo Tiuí) e Adriano Magrão (Somália) - Técnico: Renato Gaúcho.



Curtinha: Renan visita Jefferson antes da final contra Espanha

Goleiro Renan, do Botafogo, foi visitar companheiro Jefferson, no hotel da seleção (Foto: Igor Gonçalves)Renan tirou foto com amigos e pequenos fãs no
hotel da seleção (Foto: Igor Gonçalves)

Titular em quatro das cinco partidas do Botafogo no Campeonato Brasileiro, o goleiro Renan foi dar uma força para o amigo Jefferson, reserva da seleção brasileira, que jogou apenas a primeira partida pelo alvinegro no campeonato nacional. Os dois se encontraram no hotel Sheraton, onde o time de Felipão está hospedado e concentrado para a final de logo mais entre Brasil e Espanha.

O Botafogo espera contar com Jefferson e Lodeiro, que está com a seleção uruguaia e também termina sua participação na Copa das Confederações neste domingo, no retorno do Campeonato Brasileiro. No domingo que vem, dia 7 de julho, o alvinegro, terceiro colocado do Brasileiro, enfrenta o Figueirense na Arena Pernambuco.

- Vim aqui dar uma força - disse, rapidamente, o goleiro reserva do Botafogo, que recebeu as chances graças à presença do amigo Jefferson na seleção brasileira.



Oswaldo teme desgaste extra com clássico na Arena Pernambuco

oswaldo de oliveira botafogo treino Moça bonita (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Maratona de jogos e desgaste preocupam
Oswaldo de Oliveira (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Mandante do clássico com o Fluminense, dia 7 de julho, no reinício do Campeonato Brasileiro, o Botafogo escolheu a Arena Pernambuco como palco do jogo. A expectativa é de que a partida atraia um bom público, já que as equipes cariocas costumam ter bastante torcedores na região Nordeste. A iniciativa, no entanto, divide opiniões.

O técnico Oswaldo de Oliveira aprovou a qualidade do gramado, mas se mostrou preocupado com o cansaço extra que a viagem até o Recife vai causar. Com a Copa das Confederações, o calendário nacional ficou ainda mais apertado e as maratonas de jogos são inevitáveis.

- O estádio, ótimo. Mas a viagem acaba contribuindo para aquilo que sabemos será um encargo grande neste restante de competição. Já disse que as interrupções quebram a sequência de trabalho. Vamos reiniciar viajando já. Agradeço pelo campo bom para o clássico, mas a sequência de viagens é desgastante. Precisamos pensar nisso.

Oswaldo acredita que o desempenho técnico do time poderá ficar prejudicado, principalmente porque na próxima quarta-feira o Bota já viaja para Volta Redonda para enfrentar o Figueirense pela Copa do Brasil.

- Pode ser que aconteça essa perda sim, pela distância, pela logística... Quarta-feira vamos jogar em Volta Redonda. É um trabalho abreviado.

O Botafogo é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro com dez pontos nas cinco primeiras rodadas.



Elias começa a se destacar e ganha elogios de Oswaldo de Oliveira

Elias marcelo mattos botafogo audax amistoso (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Elias (dir) comemora com Marcelo Mattos o gol
contra o Audax (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Único reforço contratado até o momento pelo Botafogo após a conquista do Carioca, o atacante Elias começa a ganhar espaço por causa de seu rendimento nos treinamentos. Esta semana, ele fez dois gols na vitória dos reservas sobre os titulares e no sábado marcou o único do Alvinegro no empate em 1 a 1 com o Audax, em jogo-treino realizado em Moça Bonita.

Elias, de 26 anos, chamou a atenção do Bota depois de se destacar pelo Resende no Carioca. O técnico Oswaldo de Oliveira está animado com a evolução do atacante.

- É um jogador que já tem experiência. Jogou o Brasileiro do ano passado e fez um bom Carioca, especialmente o jogo contra nós. Se vira muito bem, se movimenta, protege a bola e tem uma presença marcante na área. Minha expectativa é de que ele consiga confirmar isso, se desenvolver, se entrosar e nos ajudar.

Além de Elias, a outra cara nova no Botafogo no Brasileiro será o zagueiro Dankler, de 21 anos. Ele, no entanto, só se apresentará depois que seu contrato com o Vitória terminar, dia 14 de julho.

Na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o Alvinegro volta a jogar uma partida oficial. A equipe enfrenta o Figueirense pela Copa do Brasil. No domingo, dia 7, é a vez do Campeonato Brasileiro. O time faz o clássico com o Fluminense na Arena Pernambuco.



sábado, 29 de junho de 2013

Botafogo vermelho e preto? Espanha escorrega em quiz sobre o Brasil

O diário espanhol "El País" preparou uma curiosa série chamada "Sem ordem, nem progresso" em que fizeram entrevistas com os atletas da Espanha na Copa das Confederações. Em algumas das perguntas, eles tiveram que mostrar um pouco de seu conhecimento sobre o Brasil. Reconhecidos mundialmente pelo talento no gramado, os espanhóis mostraram que precisam estudar um pouco mais sobre o país que sedia a competição.

Afinal, Cesc Fàbregas chegou a confundir os autores de "Garota de Ipanema", Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com o jamaicano Bob Marley; Azpilicueta disse que o Botafogo tem as cores do Flamengo, Fàbregas arriscou um "verde e grená"; e Alba até mesmo mostrou desconhecimento sobre o famoso Maracanazo - a derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, no Maracanã, palco da final da Copa das Confederações, neste domingo, às 19h (de Brasília), com transmissão da TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM ao vivo, e Tempo Real no site.

Espanha x Itália (Foto: Getty Images)Espanhóis testaram conhecimento sobre o Brasil ao 'El País' (Foto: Getty Images)

Temas como música, cultura brasileira, desenhos animados, política e pessoais - como a idade em que perderam a virgindade - foram abordados na enquete do "El País". Os craques Xavi e Iniesta se salvaram e mostraram saber mais que os companheiros de La Roja sobre o Brasil.

Confira abaixo os principais trechos da série do "El País":]

Qual é a cor da camisa do Botafogo?
Azpilicueta: Vermelha e preta.
Pedro: Branca e preta.
Iniesta: Branca e preta.
Piqué: Branca e preta.
Fàbregas: Verde e grená?
Xavi: Branca e preta.
Mata: Branca e preta.
Del Bosque: Branca e preta.

Como se chamava Pelé?
Pedro: Edson não sei mais o quê. O Rei.
Jordi Alba: Edson, mas o chamam de Rei.
Mata: Edson Arantes do Nascimento.
Azpilicueta: Pelé se chama Pelé!
Iniesta: Edson Arantes do Nascimento.
Piqué: Edson Arantes do Nascimento. Todas as perguntas vão ser fáceis assim?
Fàbregas: O Rei.
Xavi: Edson Arantes do Nascimento.

Em que time jogou Garrincha?
Pedro: Vasco ou Botafogo.
Iniesta: Botafogo.
Piqué: A vida inteira no Botafogo.
Fàbregas: No Brasil.
Xavi: Creio que no Botafogo.
Vicente Del Bosque: Putz, não lembro. Santos?

O que é folha seca?
Pedro: Quando você chuta e a bola cai rápido
Alba: Você chuta e a bola baixa muito rápido
Mata: Quando a bola sobe e baixa muito rápido
Piqué: O Daniel Alves tenta fazer isso e nunca dá certo (risos). Não, falando sério, a bola sobe e desce muito rápido.
Fàbregas: Um jeito de bater na bola. O Cristiano Ronaldo faz assim.

Quem canta Garota de Ipanema?
Fàbregas: Não sei. Bob Marley?
Vicente Del Bosque: Roberto Carlos.
Soldado: Não sei, sou mais do pop.
Torres: Não sei, gosto mais de rock.
Azpilicueta: Um apaixonado.
Juan Mata: Vinícius de Moraes.

Quem é Emerson Fittipaldi?
Vicente Del Bosque: Um piloto, estive com ele no prêmio Laureus.
Soldado: Não sei.
Torres: Fito de “Fito e Los Fitipaldis” ou o piloto de carro?
Piqué: Um piloto brasileiro.
Iniesta: Piloto de Fórmula 1.
Fàbregas: Um piloto de Fórmula 1.
Xavi: Emerson Fittipaldi, piloto de Fórmula.

Qual o time do pai do Romário?
Xavi: Nem ideia. Deve ser Flamengo ou Vasco... não sei.
Iniesta: Corinthians?
Fábregas: Santos?
Mata: Eu vi uma estátua do Romário no campo do Vasco, então deve ser Vasco.

O que foi o Maracanazo?
Alba: Não sei.
Todos os outros: A vitória do Uruguai sobre o Brasil na final da Copa de 1950.

Com quantos anos você teve sua primeira relação sexual?
Torres: Isso é muito pessoal.
Iniesta: Há muito tempo, não me lembro.
Fábregas: Aos 17... não posso dizer de verdade!
Mata: Aos 17.
Sergio Ramos: Aos 15.
Xavi: Aos 14 ou 15. Fui apressadinho.
Piqué: Perdi com 20 anos, sou muito tímido.
 



Bota volta a treinar no campo anexo do Engenhão na segunda-feira

jogadores treino Espanha no Engenhão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Craques da Espanha utilizaram o local durante a
Copa das Confederações (Foto: Marcos Ribolli)

Na segunda-feira, o Botafogo poderá, enfim, retornar ao seu local preferido para os treinos, o campo anexo do Engenhão. A equipe ficou impedida de realizar suas atividades no local porque algumas seleções que disputaram a Copa das Confederações, como a Espanha e a Itália, utilizaram o campo.

Neste período, o time realizou a maioria dos treinamentos em General Severiano, onde as dimensões e qualidade do gramado não são as ideais. Para realizar um treinamento coletivo com os 11 jogadores em campo, o técnico Oswaldo de Oliveira chegou a levar os atletas para o estádio Moça Bonita.

A ideia inicial era de que o Bota fizesse também um período de treinos no CT João Havelange, em Pinheiral-RJ, mas na véspera a diretoria desistiu para economizar o preço do aluguel do local, o que coincidiu com a vontade dos atletas, que não queriam viajar enquanto houvesse atraso de salários.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em Volta Redonda, para enfrentar o Figueirense. O jogo é válido pela Copa do Brasil.



De olho no Brasil e Uruguai, Oswaldo diz entender Lodeiro no banco

oswaldo de oliveira botafogo treino Moça bonita (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Oswaldo diz que não perde Brasil x Espanha
por nada (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Neste domingo, a principal atividade do técnico Oswaldo de Oliveira será acompanhar os jogos da Copa das Confederações, que chega em seu momento decisivo. Uruguai e Itália se enfrentam pelo terceiro lugar e Brasil e Espanha duelam pelo título. No jogo de 13h, em Salvador, o comandante do Botafogo está na expectativa de acompanhar Lodeiro, mas o meia não tem sido usado constantemente na equipe (contra o Taiti ele fez um gol - assista no vídeo abaixo).

Apesar de Lodeiro ser um dos principais destaques do Bota, Oswaldo disse entender que o técnico Óscar Tabárez não o escale como titular, já que tem à sua disposição o trio ofensivo formado por Forlán, Cavani e Suárez.

- Isso é com o Óscar Tabárez. O Lodeiro aqui no Botafogo é meu titular absoluto, mas com aquele trio que ele tem na frente, precisa realmente levar em consideração. Ele sabe bem o que fazer, vai buscar o melhor para o Uruguai.

Eterno entusiasta do futebol brasileiro, Oswaldo de Oliveira está ansioso para a bola rolar na final, às 19h, no Maracanã. O técnico acredita que a melhor receita para a nossa seleção ficar com a taça é não deixar a Espanha jogar seu jogo de toque de bola.

- Não perco por nada. Acho que vai ser um grande jogo, maravilhoso. A Espanha pela qualidade, e o Brasil pelo crescimento que vem apresentando. Não podemos deixar a Espanha jogar do jeito que quiser. Temos que impor nosso ritmo, assim como a Itália fez.

 Oswaldo comentou sobre a principal estrela do Brasil, o atacante Neymar, que tem se destacado na competição. Fã do jogador, o treinador alvinegro disse que os torcedores brasileiros precisam agradecer por ter um craque assim no país.

- O Neymar, para mim, nunca deixou de jogar muito bem e desenvolver. Qualquer um passa por algum momento que não faz gol e tem interferências externas. Continua a ser o grande nome do futebol brasileiro. Jogar o que ele joga com 21 anos... temos que levantar as mãos para o céu.



Oswaldo diz que conta com Lodeiro e Jefferson para escalar time do Bota

sassá botafogo fabiano eller audax amistoso (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Titular no jogo-treino, Sassá disputa a bola com
Fabiano Eller (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

O Botafogo fez um jogo-treino com o Audax neste sábado, em Moça Bonita, como parte da preparação da equipe para o duelo com o Figueirense, na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, pela Copa do Brasil. O placar terminou empatado em 1 a 1, mas o Alvinegro tem chance de ter ao menos duas modificações na escalação. O técnico Oswaldo de Oliveira afirmou que conta com Lodeiro e Jefferson para o confronto. Ambos entram em campo neste domingo pela Copa das Confederações.

O time que enfrentou o Audax iniciou com Renan, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Vitinho, Seedorf e Rafael Marques; Sassá.

- Já tenho sim (time na cabeça). Desde o século passado. Minha expectativa é de que, se não acontecer nada diferente no domingo, eles (Lodeiro e Jefferson) venham e entrem na equipe. Não vai ter nenhum problema neste aspecto, mas temos que esperar ver o que vai acontecer nos jogos pelas seleções - disse o comandante do Bota.

Oswaldo aproveitou o jogo-treino especialmente para observar como o time se apresentaria sem Fellype Gabriel, que foi para os Emirados Árabes. Com a entrada de Sassá no ataque, Rafael Marques jogou mais recuado, pelos lados do campo. Renato substituiu Marcelo Mattos.

- Foi o que vínhamos desenvolvendo para a equipe restabelecer ritmo de jogo. Este será nosso terceiro reinício no ano, e isso acaba destruindo completamente o trabalho. Precisamos de uma sequência para recuperar isso. No jogo-treino, observei uma formação que podemos usar mais na frente. A saída do Fellype Gabriel nos obriga a buscar outras saídas para nossa forma de jogar, e uma delas é com o Rafael Marques jogando pelos lados, coisa que ele já fez. Quando o Elias ou outro jogador estiver em condições, também podemos usar. Assim como a entrada do Renato no meio de campo. Hoje eu queria vê-lo nesta situação sem o Fellype para como o time ia se apresentar no aspecto defensivo.

Depois de fazer o duelo com o Figueirense, o Botafogo retorna ao Campeonato Brasileiro no dia 7 de julho, contra o Fluminense, na Arena Pernambuco. O Glorioso é o terceiro colocado da competição com dez pontos.



Bota fica no empate com o Audax em jogo-treino em Moça Bonita

Sob um sol forte em Bangu, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o Audax em jogo-treino neste sábado, em Moça Bonita. O gol do Alvinegro foi marcado por Elias, e o da equipe da Baixada por Lucas Casotti. A disputa teve dois tempos de 50 minutos. A atividade serviu de preparação para o duelo com o Figueirense, na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, pela Copa do Brasil.

O técnico Oswaldo de Oliveira escalou sua equipe com Sassá entre os titulares. Foi do jovem a responsabilidade de comandar o ataque alvinegro, já que Rafael Marques atuou pelos lados do campo, principalmente o direito. O Bota entrou em campo com Renan, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques e Sassá. Lucas, que perdeu alguns treinos durante a semana por causa de dores musculares, não participou.

Seedorf botafogo x audax (Foto: Fred Huber)Seedorf participou do jogo-treino contra o Audax em Moça Bonita (Foto: Fred Huber)

O time titular do Audax foi: Juninho, Robertinho, Pedrão e Fabiano Eller e Diego Maia; Andrade, Lucas Casotti, Nelio; Yuri, Denilson e Matheus Peixoto. Alguns destes atletas participaram de um jogo-treino com o Madureira na sexta-feira.

Melhor distribuído em campo, o Audax chegou ao gol logo aos oito minutos. Lucas Casotti recebeu belo lançamento nas costas dos zagueiros do Bota e chutou na saída de Renan: 1 a 0. O Alvinegro demorou para se encontrar e passar a ameaçar o adversário. Sassá era quem levava mais perigo, mas não conseguia finalizar com precisão. A equipe da Baixada quase ampliou aos 34 minutos com Matheus Peixoto, que acertou um belo chute no travessão.

Na segunda etapa, Oswaldo de Oliveira fez muitas mudanças. Apenas Gilberto e Dória foram mantidos no recomeço. Milton Raphael, Gilberto, André Bahia, Dória e Lima; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Octávio, Gegê e Henrique; Elias. Dedé, Jeferson e Bruno Mendes foram aproveitados perto do fim da atividade.

A equipe aumentou o ritmo e, aos 21 minutos, conseguiu o empate em uma jogada de oportunismo do atacante Elias. Perto do fim, Henrique recebeu em boa condição dentro da área e teve a chance da virada, mas o goleiro do Audax fez a defesa e o placar não mudou mais.



Presidente do Bota elogia atitude dos jogadores em momento delicado

Maurício Assumpção coletiva Botafogo (Foto: Fred Huber)Maurício Assumpção garante que futebol será 
o último lugar a ser mexido (Foto: Fred Huber)

As atitudes tomadas pelos jogadores do Botafogo nos últimos meses não afligiram o presidente Maurício Assumpção. Por causa do atraso de salários, eles decidiram não se concentrar para jogos no Rio, chegaram a viajar poucas horas antes da estreia no Campeonato Brasileiro e até fizeram reunião para definir a programação de treinamentos da semana.

Maurício elogiou a forma como as decisões foram tomadas e o fato de não terem influenciado no rendimento do time em campo. Nesse período, os jogadores conquistaram o Campeonato Carioca, vencendo os dois turnos, perderam apenas dois jogos no ano e estão na terceira posição no Campeonato Brasileiro depois de cinco rodadas.

- A atitude do elenco é muito tranquila. Em momento algum deixaram de se dedicar, jogar, vencer e conquistar títulos. Temos um confronto importante contra o Figueirense e o foco é o mesmo. Temos problemas financeiros gravíssimos e estamos tentando resolver. Todos os jogadores falam a mesma coisa, que da nossa parte fazemos o possível - disse Maurício.

No momento, o Botafogo deve um mês de salários, além das premiações da temporada. O maior problema do clube é a interdição do Engenhão, que deixou de gerar receitas. Havia a previsão de venda de naming rights, que não se concretizou pelo fechamento do estádio,  mexendo com o orçamento.

O Botafogo vem fazendo cortes na folha de pagamento do clube. A previsão é de 30% do total, e existe a promessa da diretoria de que o departamento de futebol será o último setor atingido, caso haja necessidade.

- O último lugar será o elenco e esperamos ter resolvido o problema quando chegar a hora. Estamos contando com a ajuda de grandes botafoguenses para isso - afirmou Maurício.

Para gerar novas receitas, o Botafogo vem negociando com praças a venda de jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil ou Sul-Americana. O time já vai jogar na Arena Pernambuco contra o Fluminense, dia 7 de julho. O Estádio Mané Garrincha deve receber até sete jogos e a expectativa é de que o Maracanã seja palco de 10 a 12 jogos.



Situação de Bruno Mendes no Bota está cada vez mais complicada

Bruno Mendes treino Botafogo (Foto: Thales soares)Bruno Mendes está emprestado ao Botafogo até
o fim do ano (Foto: Thales soares)

O atacante Bruno Mendes vem enfrentando uma série de problemas no momento em sua carreira. Com ação na Justiça contra o Macaé, clube com o qual o empresário Gustavo Arribas, dono de seus direitos econômicos, é ligado, o jogador tem visto seu espaço no Botafogo reduzir a cada treinamento.

Na manhã de sexta-feira, Bruno Mendes ficou fora do coletivo em General Severiano, mesmo depois de ter participado de toda a atividade anterior. Com isso, corre o risco de sequer participar do jogo-treino com o Audax, neste sábado, às 10h (de Brasília), em Bangu. O atacante está emprestado ao Botafogo até o fim do ano pelo Macaé e o clube não tem qualquer ingerência sobre a sua carreira no futuro.

Como não tem ligação contratual com o Alvinegro depois de dezembro, Bruno Mendes já não tem participado ativamente dos jogos. No Campeonato Brasileiro, atuou apenas uma vez em cinco rodadas, ainda assim entrando na reta final do jogo contra o Bahia, quando o Botafogo perdeu por 2 a 1.

Na temporada, Bruno Mendes não conseguiu render o mesmo do fim do ano passado, quando marcou seis gols em oito jogos e virou xodó. Em 2013, foram 18 jogos, sendo 11 como titular, e apenas dois gols. Caso seja negociado até dezembro, o Botafogo terá direito a 20% do valor líquido. Náutico e Criciúma mostraram interesse, mas Juan Figer, novo empresário do jogador, não se animou.



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bota disputa jogo-treino neste sábado em único teste durante paralisação

Seedorf Treino Botafogo (Foto: Thales soares)Seedorf  se prepara para jogo-treino contra o
Audax (Foto: Thales soares)

Sem jogadores importantes no elenco, como Jefferson e Lodeiro, que disputam a Copa das Confederações, e Fellype Gabriel e Andrezinho, de saída do clube, o Botafogo entra em campo na manhã deste sábado, às 10h (de Brasília), em Moça Bonita, para um jogo-treino com o Audax. Será o único confronto com um adversário feito pelo time durante a paralisação do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

O técnico Oswaldo de Oliveira vai montar um time bem diferente do que está acostumado a usar na temporada. O jovem atacante Sassá deve ser titular, além do volante Renato, que provavelmente entrará no lugar de Marcelo Mattos, que treinou entre os reservas na sexta-feira.

A expectativa para o jogo-treino é pelo tempo que Seedorf ficará em campo contra o Audax. O holandês se reapresentou seis dias depois do restante do grupo, que voltou aos treinamentos no dia 18 deste mês depois de nove dias de folga para todos os jogadores. Segundo o fisiologista Altamito Bottino, ele está em boas condições físicas.

Durante a paralisação, o Botafogo até cogitou realizar amistosos. No entanto, os convites não agradaram. Havia a possibilidade de participação em um torneio em Belém, mas que não se concretizou. Com isso, restou a realização de um jogo-treino. O time volta a atuar quarta-feira, contra o Figueirense, em Volta Redonda, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Adversário deste sábado, o Audax vem se preparando para a disputa da Copa Rio. Em 2013, o clube disputou pela primeira vez a Série A do Campeonato Carioca e terminou em sétimo lugar entre 16 participantes. Na sexta-feira, com os reservas, o time perdeu por 4 a 2 para o Madureira em um jogo-treino realizado em Conselheiro Galvão.

O Botafogo deve entrar em campo Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques e Sassá.



Loco Abreu aceita treinar com a base: 'Se tenho que comer m..., vou comer'

Loco Abreu no jogo contra a pobreza na arena (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Abreu chegou a ser cotado em uma equipe da
Segundona mexicana (Foto: Diego Guichard)

Afastado da equipe principal do Nacional pelo técnico Rodolfo Arruabarrena, que não pretende utilizá-lo na temporada que está sendo iniciada, o atacante Loco Abreu, ex-Botafogo, poderá passar a treinar com os juniores, que disputam a terceira divisão uruguaia. Sobre a possibilidade, o jogador disparou:

- Se tenho que comer m..., vou comer m... - disse à rádio "Libre".

Após uma reunião com o presidente Eduardo Ache, Abreu se apresentou para treinar com o time principal nesta quinta-feira. Na quarta, o jogador havia feito um desabafo sobre a incômoda situação no clube durante uma participação no programa "Las voces del fútbol".

- Não acho que sou tão filho da p... ou tão mau caráter para de repente perder a pré-temporada ou me mandarem para a base. Mas se tenho que fazer, vou fazer - agregou.

O atacante também já conversou com o treinador, mas não engoliu as explicações para seu afastamento. Todavia, o jogador garante que, se for chamado para retornar ao time principal, o fará sem mágoas.

- Ele me agradeceu pelo profissionalismo nos seis meses que estive no clube. Se não for agora, é capaz de precisar de mim no próximo incêncio e lá estarei sem rancores - concluiu.



Vice do Carioca de Futsal, técnico do Botafogo diz: 'Campeonato esvaziado'

Mauricinho, técnico do Botafogof utsal (Foto: Léo Borges/FutsalRio)Mauricinho, técnico do Botafogo (Foto: Léo Borges
/FutsalRio)

Apesar da derrota na final do Carioca de Futsal, o técnico do Casa de España/Botafogo, Mauricinho, comemorou o vice-campeonato. Após o jogo, o comandante alvinegro retirou a responsabilidade dos ombros dos seus jovens jogadores e ainda aproveitou para dar uma alfinetada na organização da competição.

- A cidade de Cabo Frio está de parabéns, pois conseguiu fazer uma linda festa e valorizou demais um campeonato esvaziado com apenas um time semi-profissional, que é o time deles. Saímos de cabeça erguida, orgulhosos desses garotos. Foi um jogo onde se não tivéssemos falhado em alguns momentos cruciais, creio que poderíamos ter levado para a prorrogação. Acredito até que fizemos uma partida melhor que o nosso adversário - disse o treinador.

Mauricinho, porém, aproveitou para lembrar que a competição só aconteceu porque a sua equipe aceitou o desafio de entrar em quadra, mesmo com mais da metade do time formado por jogadores sub-20. 

- Entramos no campeonato apenas para que tivesse um número mínimo de participantes e acontecesse a competição. Conseguimos chegar a final após vencermos a forte equipe do Vasco/Tamoyo. Depois fizemos dois jogos contra o Cabo Frio onde poderíamos ter vencido - lembrou.

Preparação para a Taça Brasil Sub-20

Agora o Botafogo/Casa de España foca na Taça Brasil Sub-20, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que acontecerá em Carlos Barbosa, no final de julho. A equipe está no Grupo B, junto com Carlos Barbosa, Clube Passense de Natação (MG), União Independente de Pais e Atletas (PR) e A.D.C. Agape (CE). 



Rodrigo Caetano acredita em perda de ‘vantagem técnica’ longe do Rio

arena pernambuco (Foto: Chico Feitosa)Arena Pernambuco foi palco de jogos da Copa
das Confederações (Foto: Chico Feitosa)

Acostumado a jogar fora da cidade do Rio de Janeiro neste Campeonato Brasileiro, já que mandou suas partidas em Macaé até o momento, o Fluminense vai ainda mais longe no retorno à competição após a Copa das Confederações. A Arena Pernambuco será o palco do clássico contra o Botafogo, no próximo dia 7 de julho, pela sexta rodada da competição. A decisão foi do Alvinegro, mandante do duelo.

O diretor de futebol Rodrigo Caetano acredita que já perda técnica ao jogar fora do Rio, mas sabe que a parte financeira pesa com os clubes em crise.

- Não somos os mandantes. Em clássico normalmente existe o acordo entre os clubes. Quando mandantes, preferimos jogar no Rio. Diante de uma crise, muitas vezes se busca a parte financeira em detrimento da parte técnica.

Descontente com a falta de opções no Rio, Rodrigo afirma que o bom retrospecto da equipe como visitante na campanha do título em 2012 não é comum e revela que mais partidas podem ser realizadas fora da capital. O primeiro jogo do Tricolor como mandante na volta ao Brasileirão será contra o Internacional, no dia 13.

- Lamentável é (não ter onde jogar no Rio). Perdemos uma vantagem técnica. Ano passado fomos campeões com um ótimo aproveitamento fora de casa, mas isso é exceção. A Prefeitura de Macaé queria que fizéssemos mais jogos lá. Fomos bem recebidos. É um pouco mais longe, mas dá para fazer uma logística boa.

O volante Edinho reforça o desejo do elenco em jogar em casa, perto da torcida carioca, mas garante que o Fluminense tem seguidores por todo o Brasil.

- A gente queria jogar no Rio, ainda mais sendo um clássico. É uma situação diferente, mas acredito que, pela grandeza do Fluminense, vamos levar torcedores ao estádio. Vai proporcionar aos torcedores de lá acompanharem de perto. Nós vamos entrar em campo e fazer o nosso melhor.

Localizada em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, a Arena Pernambuco tem capacidade para cerca de 46 mil pessoas. Três partidas da Copa das Confederações foram realizadas no estádio: Espanha 2 a 1 Uruguai, Uruguai 8 a 0 Taiti e Itália 4 a 3 Japão.

* Com a colaboração de Thiago Benevenutte, sob a supervisão de Luciano Mello.



Maurício nega desmanche no Botafogo e valoriza o elenco

mauricio Assumpção botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Presidente diz que saídas são estudadas pelo
clube (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Márcio Azevedo, Jadson, Fellype Gabriel, Andrezinho e ainda pode haver mais baixas no elenco do Botafogo nesta temporada. Ainda assim, o presidente Maurício Assumpção demonstra confiança nos jogadores que ainda seguem no clube e na comissão técnica para ajustar o time dentro das possibilidades existentes.

Hoje, Dória, Lodeiro e Vitinho são os jogadores mais valorizados do elenco e já receberam propostas para deixar o Botafogo. Por Dória, inclusive, grupos de investidores chegaram ao valor da multa (oito milhões de euros), mas ainda assim o clube carioca bateu o pé e espera algo acima dos 10 milhões de euros (R$ 29 milhões).

- Desmanche é se você não tem peça de reposição. Isso é valorização do elenco. O Fellype Gabriel disse que não via um substituto para ele no Botafogo, mas eu não vejo no futebol brasileiro. Um jogador que desempenha um papel como o dele em campo não é fácil de achar. Mas a comissão técnica arruma alternaivas com uma capacidade grande - disse Maurício.

Uma das apostas dos dirigentes é nas revelações das categorias de base do clube. Hoje, Dória e Gabriel são titulares do time e Vitinho concorre a uma vaga no lugar de Fellype Gabriel. Nesta sexta-feira, Oswaldo de Oliveira ainda escalou Sassá no ataque. Foram quatro crias do clube no time titular no coletivo.

- Quando os meninos foram exigidos, eles apareceram. Aconteceu com Gabriel, Dória e Vitinho e vai acontecer com Sassá, Gegê, Octávio, porque foram criados aqui e sabemos do potencial - afirmou o presidente.

Nesse período de paralisação do Campeonato Brasileiro, o Botafogo também fez contratações. O clube se reforçou com o atacante Elias, ex-Resende, e o zagueiro Dankler, ex-Vitória, que se apresenta no dia 16 de julho. Além deles, o departamento de futebol recebeu o atacante Alex e o volante Dedé, que estavam emprestados a Dibba, dos Emirados Árabes, e Bangu.

- As saídas estão sendo estudadas, assim como outras situações que possam acontecer. A preocupação é com o que a comissão técnica tem de planejamento para a disputa do Campeonato Brasileiro - comentou Maurício, que disse ainda não ter assinado a rescisão de contrato de Fellype Gabriel e não falou sobre a saída de Andrezinho.



Confira os gols do título Carioca da ADPP/Cabo Frio em cima do Bota

O futsal de Cabo Frio está no topo do Rio de Janeiro. Na noite desta quinta-feira, a ADDP/Cabo Frio voltou a vencer o Botafogo/Casa de España por 4 a 3, na segunda partida da final do Carioca de Futsal, em um Ginásio Alfredo Barreto quase lotado. Não ficando atrás do placar em nenhum momento da partida, a equipe cabofriense ainda segurou o adversário em determinado momento da partida com menos um. Marcaram os gols do triunfo histórico da ADDP/Cabo Frio: Fabrício, Digo, Rodriguinho e Wellington.

Além de faturar o título, de quebra, a equipe da Região dos Lagos acabou com a hegemônia do Botafogo, que havia conquistado os dois últimos Campeonatos Carioca e terminou a competição com o artilheiro: Rodriguinho, com 9 gols. O Glorioso precisava vencer a partida de volta, pois havia sido derrotado no primeiro jogo, em Teresópolis, por 3 a 2.



Ministério Público instaura inquérito para investigar situação do Engenhão

estádio Engenhão fechado (Foto: EFE)Engenhão está interditado desde o dia 26 de
março pela Prefeitura do Rio (Foto: EFE)

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai mesmo fundo na investigação sobre a situação do Engenhão, que está interditado desde o dia 26 de março pela Prefeitura do Rio. A promotora Gláucia Santana decidiu instaurar inquérito para apurar o caso depois de receber uma série de reclamações e denúncias pela ouvidoria do órgão.

O processo ainda está no início. A Promotoria de Tutela Coletiva de Cidadania vai apurar as causas da interdição, assim como supostas irregularidades no processo de construção. Foram requisitados documentos do processo de contratação, laudos de vistorias, entre outros. Depois disso, será avaliada a necessidade de tomada de depoimentos.

O prefeito Eduardo Paes foi notificado para enviar toda a documentação referente ao contrato celebrado com os consórcios e os relatórios que determinaram a interdição. Enquanto isso, a expectativa é de que as obras para reforma da cobertura do estádio comece na segunda-feira pelos consórcios responsáveis pela construção. O canteiro de obras já está preparado.

As obras, que foram confirmadas pelo Botafogo para terem início na próxima segunda-feira, serão acompanhadas por uma comissão especial instaurada pela Prefeitura do Rio e formada por quatro engenheiros, entre eles Chico Fonseca, vice-presidente de futebol do Glorioso. Apesar do início das intervenção, o clube espera voltar a utilizar o local para treinamentos.



Presidente do Botafogo diz que Vitória tem direito de estar chateado

Maurício Assumpção coletiva Botafogo (Foto: Fred Huber)Maurício Assumpção compara caso de Dankler ao
de Joílson (Foto: Fred Huber)

Na última semana, o Botafogo se viu envolvido em uma pequena crise de relacionamento com o Vitória. O clube carioca havia assinado um pré-contrato com o zagueiro Dankler, de 21 anos, e já anunciou a sua chegada para depois do dia 14 de julho, quando termina seu atual vínculo com o clube baiano.

A ferida se abriu e o Vitória voltou a reclamar do não pagamento de R$ 800 mil referentes a uma parcela da negociação de Elkeson. O Botafogo reconhece que está em débito, mas Maurício Assumpção tratou o caso Dankler como algo normal.

- Não conheço esse diretor do Vitória (Epifânio Carneiro), as o Alex (Portela, presidente do clube) tem o direito de ficar chaetado com o Botafogo. Mas são duas situações. Devemos  o valor do Elkerson e entramos em contato com o departamento jurídico do Vitória para fazer uma composição e podemos até incluir jogadores nessa negociação. Mas com relação ao Dankler, o Botafogo fez o que a lei permitia - afirmou Maurício.

Dankler está sem jogar no Vitória desde a Série B do ano passado justamente pela confusa negociação para renovação de seu contrato com o clube baiano, que acabou não acontecendo. Maurício lembrou a perda de Joílson para o São Paulo em 2007, quando o Botafogo também ficou de mãos atadas.

- Foi a mesma coisa. Ele assinou um pré-contrato com o São Paulo e a gente estava na disputa pela primeira colocação do Campeonato Brasileiro com o próprio São Paulo. O Botafogo não poderia fazer nada para impedir - explicou Maurício.

O fato já aconteceu outras vezes a favor do Botafogo. Lodeiro deixou o Ajax em fim de contrato para defender o clube, Lima também assinou um pré-contrato no começo do ano passado, deixando o Internacional em julho. O mapeamento do mercado continua em busca de nomes que possam reforçar o grupo desta forma.

- Posso dizer que o mercado tem procurado mais o Botafogo do que o Botafogo tem procurado o mercado. Mas temos um mapeamento, sabemos quem tem contrato longo ou curto. Isso tem acontecido na base também, inclusive com parcerias em clubes do Rio. Já aconteceu também com Cruzeiro, Grêmio, Internacional e outros - disse Maurício.

O dirigente garantiu que essa situação é bem diferente da que levou os clubes a boicotarem competições de categorias de base para as quais o São Paulo está convidado. A acusação era de que havia um aliciamento a jogadores antes da assinatura do primeiro contrato.

- Existe um acordo e punições foram impostas a Atlético-PR e São Paulo por quebrarem esse acordo. Isso se refere a jogadores que romperam os contratos de forma unilateral ou não tinham contratos - comentou Maurício.



Willian volta a ser emprestado pelo Botafogo ao Trecin, da Eslováquia

O atacante Willian foi reemprestado pelo Botafogo ao Trencin, da Eslováquia. Seu vínculo com os eslovacos, que terminaria no fim de junho, foi ampliado até dezembro. Em seu Instagram, o jovem de 21 anos postou uma foto assinando seu novo contrato.

No Botafogo desde 2008, Willian ainda não conseguiu se consolidar entre os profissionais do clube. Em 2013, disputou 11 jogos pelo Trecin, marcando cinco gols.

O Trencin tem a opção de compra ao término do empréstimo, mas os valores envolvidos na negociação não foram divulgados. Willian tem contrato com o Botafogo até 2105.

Willian Botafogo (Foto: Reprodução / Instagram)Willian, em seis meses com a camisa do Trencin, marcou cinco gols (Foto: Reprodução / Instagram)



Oswaldo de Oliveira tira Marcelo Mattos e escala Sassá em coletivo

Sassá Treino Botafogo (Foto: Thales soares)Sassá formará dupla de ataque com Rafael
Marques em jogo-treino (Foto: Thales Soares)

No treinamento desta sexta-feira, em General Severiano, o técnico Oswaldo de Oliveira fugiu da rotina e comandou um coletivo no campo da sede social, já que ainda não pode contar com o Engenhão. E promoveu mudanças no time titular na véspera do jogo-treino contra o Audax, que será disputado em Moça Bonita, às 10h.

Sem Lodeiro e Jefferson, que disputam a Copa das Confederações, e com as saídas de Fellype Gabriel e Andrezinho, Oswaldo precisou fazer mudanças. Escalou o atacante Sassá no time titular e tirou o volante Marcelo Mattos. Renato, reserva durante a maior parte do ano, também atuou entre os titulares.

Sassá não vinha sendo utilizado por Oswaldo e sequer era relacionado para os jogos. A concorrência na posição ainda tem Bruno Mendes, Henrique e Elias, além de Rafael Marques, que vem atuando como titular desde o fim da Taça Guanabara.

A atividade durou cerca de uma hora, e o time titular atou com Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques e Sassá. Essa deve ser a escalação que iniciará o jogo-treino contra o Audax.



Botafogo confirma início das obras no Engenhão para segunda-feira

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, confirmou que as obras para reformar a cobertura do Engenhão começam na segunda-feira. O estádio está interditado desde o dia 26 de  março e o prazo para ficar pronto é de 18 meses, segundo a comissão especial que examinou uma série de laudos sobre o caso vai acompanhar o procedimento, desta vez com a participação do vice-presidente de futebol do clube, Chico Fonseca.

O Engenhão vem recebendo seleções participantes da Copa das Confederações e será palco de treinamento da Espanha para a final da competição, domingo, no Maracanã. Na segunda-feira, o estádio já estará liberado para o Botafogo reassumir o local e voltar a treinar no campo anexo, mesmo com o início dos trabalhos dos consórcios responsáveis.

- As obras começam segunda-feira e já está definido até o local onde ficará o canteiro de obras. Está tudo definido e com um membro da diretoria na comissão fica mais fácil. O problema lá é a despesa de manutenção, que é  paga pela Prefeitura desde o momento da interdição, além das receitas programadas a receber. O Botafogo vai resolver isso - disse Maurício Assumpção, nesta sexta-feira, em General Severiano.

Engenhao interditado (Foto: Thales Soares)Engenhão está interditado desde o dia 26 de março (Foto: Thales Soares)

O prazo de 18 meses é utilizado pelo Botafogo como previsão para voltar a utilizar o estádio. O clube vem negociando com Maracanã para realizar de 10 a 12 jogos nesta temporada e Brasília, onde seriam disputados até sete jogos. Dia 7 de julho, o time jogará na Arena Pernambuco, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

- Teremos um projeto para a torcida poder ajudar o clube na hora em que for chamada. O sócio-torcedor é baseado na questão do estádio e os planos ficaram comprometidos com a interdição. Estamos estudando alternativas para isso e pedimos paciência - comentou Maurício.



quinta-feira, 27 de junho de 2013

CBF confirma Bota x Flu na Arena Pernambuco. Náutico joga sábado

arena pernambuco (Foto: Chico Feitosa)Arena Pernambuco recebeu três jogos da  Copa
das Confederações (Foto: Chico Feitosa)

A CBF confirmou na noite desta quinta-feira que o clássico entre Botafogo e Fluminense, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado na Arena Pernambuco, na Grande Recife. O duelo acontecerá no dia 7, às 18h30. Desta forma, o duelo entre Náutico e Ponte Preta, marcado para o mesmo dia e local, será disputado na véspera, um sábado, no mesmo horário.

O mando de campo do clássico carioca é do Botafogo, que recebeu propostas para levar o jogo para fora do Rio de Janeiro e fechou com os pernambucanos. O Maracanã ainda não tem data para ser liberado para os clubes e o Engenhão, que é administrado pelo Alvinegro, só será reaberto em 2015, por conta de obras emergenciais em sua cobertura.

O Botafogo até já havia montado logísticas para mandar o clássico em Brasília ou em Volta Redonda. Mas a diretoria conseguiu realizar a negociação com a Arena Pernambuco, que promete uma boa arrecadação para o clube mandante do jogo. O estádio tem capacidade para 46 mil pessoas e foi palco de três confrontos da Copa das Confederações. Antes do duelo com o Fluminense, o Botafogo vai atuar em Volta Redonda, quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Figueirense.

Nas Laranjeiras, a notícia foi bem recebida pelos jogadores, acostumados a constantes viagens pelo interior do estádio desde o fechamento do Engenhão, em março. Será a primeira partida do Tricolor desde a paralisação do Brasileiro, ocorrida no começo de junho.

O clássico colocará frente a frente dois times que começaram bem o nacional. Com dez pontos, o Botafogo está na terceira colocação, apenas um ponto atrás do líder Coritiba e a mesma pontuação do Vitória, segundo colocado. O Fluminense tem nove e ocupa a quarta posição.



ADDP/Cabo Frio vence o Botafogo e fica com o título inédito do Carioca

O futsal de Cabo Frio está no topo do Rio de Janeiro. Na noite desta quinta-feira, a ADDP/Cabo Frio voltou a vencer o Botafogo/Casa de España por 4 a 3, na segunda partida da final do Carioca de Futsal, em um Ginásio Alfredo Barreto quase lotado. Não ficando atrás do placar em nenhum momento da partida, a equipe cabofriense ainda segurou o adversário em determinado momento da partida com menos um. Marcaram os gols do triunfo histórico da ADDP/Cabo Frio: Fabrício, Digo, Rodriguinho e Wellington. 

Além de faturar o título, de quebra, a equipe da Região dos Lagos acabou com a hegemônia do Botafogo, que havia conquistado os dois últimos Campeonatos Carioca e terminou a competição com o artilheiro: Rodriguinho, com 9 gols. O Glorioso precisava vencer a partida de volta, pois havia sido derrotado no primeiro jogo, em Teresópolis, por 3 a 2.

ADDP/Cabo Frio faz gol relâmpago, e Bota reage

Contando com o apoio da torcida que compareceu em massa ao ginásio, a ADDP/Cabo Frio começou literalmente com tudo. Logo nos primeiros segundos, os donos da casa abriram o placar. Regufe fez boa jogada pela esquerda, rolou para Fabrício, que bateu forte de esquerda, no canto do goleiro.

O Botafogo tentava ensaiar uma pressão, mas foi a ADDP que ampliou a vantagem. Aos sete minutos, Digo, sozinho, recebe excelente passe de Fabrício. O jogador só teve o trabalho de avançar e bater: 2 a 0.

O resultado deixava o Bota em maus lençóis. O técnico Mauricinho pediu tempo para tentar organizar a equipe. A parada surtiu efeito e o alvinegro passou a encurralar o adversário. Aos 13, o gol. Zé Carlos arriscou de longe e acertou o ângulo do goleiro Higor.

A pressão não abrandava, e o Botafogo tentava o gol de empate. No entanto, quando o primeiro tempo parecia resolvido, faltando sete segundos para o fim, Sávio recebeu livre e mandou por cima do Higor, igualando o placar.

ADDP/Cabo Frio mata o jogo e comemora

O discurso da ADDP era ignorar a vantagem do empate e partir para cima. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o time, espelhando a tranquilidade passada pelo técnico Everaldo Rangel, foi trocando passes até Rodriguinho encontrar o gol livre: 3 a 2.

A partir daí, a equipe de Cabo Frio nitidamente se acomodou. O Botafogo encontrava espaço para trabalhar a bola e voltou a lançar o goleiro-linha para envolver o adversário. Para piorar a situação, Dawisson, da ADDP, foi expulso por falta dura em cima de Sávio.

Foram dois minutos de pressão absoluta do Alvinegro. Higor foi obrigado a fazer duas ou três defesas importantíssimas, até a equipe voltar a ter cinco jogadores em quadra. No entanto, o gol do empate veio logo depois disso. Davi acertou um chute forte de esquerda no canto: 3 a 3. Faltava pouco tempo para o fim, e a responsabilidade era inteira do Botafogo.

O goleiro se tornou quase que um pivô e se atirava para o ataque. Por pelo menos três vezes, a ADDP roubou a bola e levou perigo arriscando de longe. Até que no fim, a fórmula funcionou. Wellington roubou a bola na defesa e chutou para o gol vazio. A bola foi rolando mansa até o fundo das redes: 4 a 3. ADDP/Cabo Frio campeã carioca 2013!



Corujão recebe volante Renato, do Botafogo e ator Antonio Calloni

O Corujão do Esporte chega aquecendo a torcida para a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, domingo no Maracanã. Para falar sobre esse grande jogo, Flávio Canto recebe no estúdio o volante Renato, do Botafogo, que já ganhou o torneio com a Seleção em 2005, o ator Antonio Calloni que foi ao Mineirão apoiar o Brasil na semifinal.

Além disso teremos também uma reportagem lembrando o aniversário de 55 anos da primeira conquista brasileira de Copa do Mundo, na Suécia em 1958, reportagens sobre vôlei e também tudo sobre o GP da Inglaterra de Fórmula-1.

Renato treino Botafogo (Foto: Bruno Turano/Agência Estado)Renato já ganhou a Copa das Confederações em 2005 (Foto: Bruno Turano/Agência Estado)

Renato Dirmei Florêncio nasceu no interior paulista, em Santa Mercedes. Revelado pelo Guarani, se destacou no Santos e chegou à Seleção Brasileira. Campeão brasileiro em 2002 e 2004 pelo Peixe, se transferiu para o Sevilla, da Espanha onde fez carreira de sucesso. Em 2011, voltou ao Brasil para defender o Botafogo.

ator Antonio Calloni (Foto: TV GLOBO)Antonio Calloni (Foto: TV GLOBO)

Antonio Calloni é conhecido do grande público por seu trabalho como ator, principalmente na TV, mas este paulistano de 51 anos é também escritor e poeta. Calloni começou no teatro em 1980 e estreou na televisão em 1986 na mini-série Anos dourados. Seu último papel na TV foi o negociante Mustafá em Salve Jorge, e está em cartaz no cinema com o filme Faroeste Caboclo. O ator foi recentemente assistir à vitória do Brasil sobre o Uruguai no Mineirão pela Copa das Confederações.

O Corujão do Esporte começa às 02h45m na madrugada de sexta para sábado depois do Som Brasil.